in

torne-se mais sustentável com esta técnica incrível

torne-se-mais-sustentável-com-esta-técnica-incrível.png

iStock

Já pensou na quantidade de coisas que você tem em casa e não usa mais? Todos nós temos objetos ou roupas que apenas deixamos de lado sem motivo. Por conta disso uma nova moda tem surgido e resgatado objetos antigos, o upcycling. Já ouviu falar? Então, continue a leitura e aprenda a dar um novo destino às suas coisas.

Continua após o anúncio

O que é upcycling

O upcycling é um movimento que surgiu nos anos 1990, mas tomou força no Brasil mais recentemente. Baseado no movimento sustentável, o upcycling poderia ser traduzido como reutilização criativa. Sendo assim, consiste em dar um novo propósito a um objeto existente e que seria descartado, de forma inventiva e sem deteriorar o seu material.

Essa técnica é diferente da reciclagem que, muitas vezes, se utiliza da junção de vários objetos de um mesmo material – como plástico – para, então, ser criado outro de qualidade inferior. Já no conceito da reutilização criativa, um objeto que seria descartado recebem um tratamento de modo a tornar a peça feito nova, de qualidade melhor ou até mesmo superior.

15 fotos de upcycling para você entrar também no movimento

O upcycling pode transformar completamente os objetos, coisas que poderiam ser vistas como perdidas aos nossos olhos tornam-se novas. O ato de renovação é incrível. Seus efeitos recaem não só para o que foi salvo, mas sobre nós. Assim, passamos a perceber que nem tudo que possui aspecto velho ou sem uso está perdido. Veja alguns objetos que receberam um novo fôlego com essa técnica.

1. Uma antiga toalha de mesa pode renascer como um quadro

Les Tissages de la Licorne

2. Já as caixas de fruta tornam-se ótimos armários rústicos

schon schön | by Caro & Lena

3. Aquela antiga bicicleta pode ser uma nova mesa

Wolkenreiterin 2020

4. Garrafas de bebidas transformadas em velas personalizadas

Crafted By The Bottle

5. Livros velhos podem se tornar uma decoração incrível

Kelly Womack

Continua após o anúncio

6. Um antigo tambor de lata, um novo armário

L’atelier du Bidon

7. Um relógio feito com uma madeira que seria descartada

EINFACHHOLZDesign

8. Uma roda como mural cheio de memórias

alice.et.les.ptits.riens

9. Renove através do upcycling

edding france

10. Roupas antigas dão excelentes bolsas

Susanne Strutzenberger

11. Antigas calças jeans combinadas formam agora um belo vestido personalizado

Fashion Designer

12. Velhos pedaços em uma peça nova e exclusiva

Georgia

13. Uma velha capa de edredom tornou-se um vestido

Alice

14. Aquele jeans rasgado pode ser uma ótima bolsa

io.handmadeproject

15. Todos os materiais podem ser reutilizados!

C I N T H I A Z E B A L L O S

Continua após o anúncio

É incrível como coisas comuns como madeiras, rodas, retalhos e garrafas conseguem se tornar ainda mais úteis após uma renovação. Isso nos mostra que certos objetos não precisam ser descartados de forma arbitrária. Com essa, técnica é possível dar um novo destino aos objetos e ajudar o meio ambiente com menos lixo no mundo.

Experiências com upcycling

Apesar de ser um conceito relativamente bastante difundido, no Brasil, ele chegou muito recentemente de modo que pode parecer que o conceito é complicado, sobretudo de pôr em prática. Por isso, separamos alguns vídeos de experiências e relatos sobre o upcycling para deixar este tema mais simples de entender e aplicar sem medo.

Entenda melhor o Upcycling

Para deixar bem claro as origens, como funciona e como fazer o upcycling, a youtuber Marieli Mallmann fez um vídeo explicativo sobre o tema. Em seu relato, ela explica como essa técnica tem impactado a moda e transformado coisas que seriam descartadas em algo novo e altamente aproveitável.

Um curinga para o mundo da moda

Ainda no mundo da moda, diversas empresas nasceram com intuito de usar o upcycling como base de seus negócios. As meninas da Ciclo Upcycling explicam um pouco sobre a situação no mercado de moda, o processo desta técnica e a busca por criar uma marca sustentável e consciente em seu empreendimento.

Transforme o lixo em luxo

O upcycling não está restrito apenas ao mundo da moda, qualquer objeto pode passar por essa transformação e se tornar algo novo. A youtuber Karla Amadori dá explica um pouco sobre essa técnica e de quebra dá algumas ideias bem bacanas para pôr em prática.

Com o upcycling, podemos perceber como é possível dar um novo destino àqueles objetos usados, dar nova roupagem às peças, com utilidade até maior do que havia antes. Pense sempre naquilo que pode ser transformado com toque personalidade antes de jogá-lo fora definitivamente. Talvez você descubra um jeito de tornar suas peças exclusivas, um modelo de negócio e a enxergar seus bens de outra forma. Gostou de pôr a mão na massa? Continue nessa vibe do “faça você mesmo”, teste suas habilidades e aprenda dicas de como costurar.


What do you think?

23 points
Upvote Downvote

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *